Um estudo realizado nos Estados Unidos, envolvendo 48 crianças de 9 e 10 anos, indica que crianças com melhor forma física têm maior facilidade de memória e aprendizado. O trabalho é apresentado em artigo publicado no periódico online PLOS ONE.
“Há uma crescente tendência de inatividade entre as crianças, o que aumenta a probabilidade de excesso de peso e mau preparo físico”, escrevem os autores. “Essa inatividade não apenas resulta em má saúde física, mas também pode causar má saúde cognitiva”.
As crianças participantes do estudo tiveram o preparo físico avaliado num teste de esteira ergométrica, e foram divididas em um grupo de bom preparo e um de preparo ruim. Elas tiveram, então, de estudar geografia num iPad – o objetivo era memorizar o nome e a localização de uma série de regiões. No dia seguinte, o conhecimento adquirido foi testado.
Os participantes com boa forma física se saíram melhor no teste do que os de baixa forma física, escrevem os autores, quando a estratégia de estudo usada foi de simples memorização. Mas quando uma estratégia pedagógica mais sofisticada – envolvendo memorização e exercícios – foi adotada, não houve diferença.
Fonte: Jornal da Unicamp.
“Há uma crescente tendência de inatividade entre as crianças, o que aumenta a probabilidade de excesso de peso e mau preparo físico”, escrevem os autores. “Essa inatividade não apenas resulta em má saúde física, mas também pode causar má saúde cognitiva”.
As crianças participantes do estudo tiveram o preparo físico avaliado num teste de esteira ergométrica, e foram divididas em um grupo de bom preparo e um de preparo ruim. Elas tiveram, então, de estudar geografia num iPad – o objetivo era memorizar o nome e a localização de uma série de regiões. No dia seguinte, o conhecimento adquirido foi testado.
Os participantes com boa forma física se saíram melhor no teste do que os de baixa forma física, escrevem os autores, quando a estratégia de estudo usada foi de simples memorização. Mas quando uma estratégia pedagógica mais sofisticada – envolvendo memorização e exercícios – foi adotada, não houve diferença.
Fonte: Jornal da Unicamp.
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