sábado, 28 de setembro de 2013

Com uma programação variada de 17 a 24 de outubro, a instituição abre as portas e espera mobilizar a população, especialmente crianças e jovens, em torno do tema "Ciência, Saúde e Esporte"

Oficinas, exposições, palestras, demonstração de pesquisas, trilha ecológica e até pedalada científica dentro do campus do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI). Essas são algumas das atividades que o instituto desenvolverá, de 17 a 24 de outubro, como parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT/2013).

Em sintonia com os grandes eventos esportivos a serem realizados no Brasil (Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016), a Semana buscará mobilizar a população, especialmente crianças e jovens, em torno do tema "Ciência, Saúde e Esporte".

"A semana é um espaço nacional de divulgação de resultados de pesquisas, de socialização e transmissão de conhecimentos científicos e tecnológicos para os estudantes e a sociedade em geral", disse a coordenadora da SNCT/Inpa, Denise Gutierrez.

O Inpa realizará palestras em escolas públicas da capital (17 e 18 de outubro), o programa Circuito da Ciência (dia 19), a Trilha Ecológica na Reserva Florestal Adolpho Ducke (dia 20) e atividades nas dependências do Bosque da Ciência, entre os dias 21 e 23, como palestras, oficinas, minicursos, além de estande na SNCT, em Brasília (DF).

A instituição também levará ações para oito municípios do Amazonas: Iranduba, Manacapuru, Manaquiri, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Autazes, e São Gabriel da Cachoeira. Nesses locais, o Inpa desenvolve alguma atividade ou já fez trabalhos anteriores.

"Temos a possibilidade ainda de chegarmos a todos os municípios do Estado, através das palestras dos pesquisadores que serão transmitidas pelo Centro de Mídias da Seduc e com a possibilidade de interação com o pessoal que está nos municípios", disse o coordenador de extensão do Inpa, Carlos Bueno.

Ainda para engajar a comunidade em ações que englobem os aspectos científicos e de saúde envolvidos nas atividades esportivas, serão realizadas várias atividades extras. Entre elas estão a Pedalada Científica na área pavimentada do campus do Inpa, uma parceria com o movimento Pedala Manaus. O evento será no feriado do dia 24 de outubro, Aniversário de Manaus.

"Entre uma pedalada e outra, haverá estações de paradas onde o participante poderá conhecer um pouco sobre a botânica do nosso campus, que é um 'museu' a céu aberto", revelou Gutierrez.

Dias antes, acontecem outros eventos, como o Cine Ciência (de 21 a 23 de outubro), com filmes de temáticas ambientais no horário do almoço (13h-14h); e o Passeio Noturno (dia 22), no qual os acadêmicos de Biologia poderão fazer a identificação de invertebrados, no Bosque da Ciência.

O Instituto conta com o apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) para a realização de algumas das atividades propostas para a Semana.

Capacitação
Um diferencial deste ano é a capacitação de profissionais da rede estadual de saúde, através de uma parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Susam), segundo a coordenadora Denise Gutierrez. Dia 23 de outubro, será realizado o Ciclo de Palestras Ciência e Saúde na Amazônia, das 8h às 17h, no Auditório da Ciência, campus I do Inpa.

Na programação do ciclo, constam as palestras estratégia de educação e saúde no controle de malária e dengue na Amazônia (MSc. Marly Satimi), Adubação Verde (Luiz Augusto), Cultivo e importância funcional dos cogumelos (Ceci Sales) e Alimentação para Crianças: mitos e verdades (Dionísia Nagahama).

Essas e outras palestras também serão levadas para o Centro Universitário do Norte (Uninorte), Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e várias escolas.

O Inpa também promoverá nos dias 21, 22 e 23 a atividade Laboratório de Portas Abertas, na qual a população poderá conhecer de perto os equipamentos, materiais e as pesquisas realizadas na instituição nas áreas de piscicultura, herbário e carpoteca - local onde se guardam frutos -, química analítica e ambiental, produtos naturais, química da madeira e bioprospecção - como as plantas são tratadas, quais seus princípios ativos são úteis para controle de doença.

Visita
O Inpa está programando a visita de 48 escolas públicas das zonas urbana e rural de Manaus (AM), que corresponde a cerca de 3 mil estudantes, para participarem da SNCT. Todas as atividades são abertas para a sociedade e gratuitas.

A coordenação priorizou inicialmente as escolas que ainda não conhecem o Inpa e aquelas que em algum momento já foram envolvidas em ações da instituição, como o Circuito da Ciência, programa que visa aproximar a ciência e a educação ambiental de estudantes de escolas públicas. Para essas escolas, o Inpa se responsabilizará pelos custos de transporte.

Segundo Denise Gutierrez, as escolas públicas e particulares que não foram contatadas pelo Inpa mas que têm interesse em participar da SNCT podem agendar as visitas até o dia 11 de outubro pelo telefone (92) 3643-3135 ou ainda entrar em contato com a coordenação, através do e-mail piraja@inpa.gov.br. Neste caso, os custos de transporte escolar ficam a cargo das escolas.

"O agendamento é importante para que o instituto possa recepcionar os visitantes da melhor maneira possível", esclareceu a coordenadora.

Fonte: Jornal da Ciência.

0 comentários:

Postar um comentário

Design by | Adilmar Coelho Dantas