sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Ana Paula, de Três de Maio, ganhou equipamento que recebe comandos pelo piscar dos olhos

É com os olhos vidrados na tela do computador que Ana Paula Soares de Almeida, 21 anos, ultrapassa os limites do quarto. Desde 6 de setembro, a tecnologia ajuda a jovem de Três de Maio, no Noroeste, a vencer barreiras criadas por uma doença que a deixou em uma cama e sem a fala.

A história de Ana Paula foi mostrada por ZH em junho. Cerca de um mês antes, paralisada, ela dedicou três horas para ditar uma carta, sinalizando com piscar de olhos cada vez que lhe mostravam a letra certa. Ela pediu ajuda para sair da situação em que estava - e na qual se viu repentinamente após uma forte dor de cabeça, uma convulsão e 49 dias de internação. Divulgada nas redes sociais, parte da carta foi reproduzida por ZH e dezenas de pessoas se dispuseram a ajudar. Agora, com um computador e um mouse controlado pela webcam do aparelho, que capta os movimentos do rosto, ela consegue dar comandos piscando os olhos. Interage nas redes sociais, em jogos e em programas desenvolvidos especificamente para estimular o cérebro. Em 9 de setembro, postou: "meu primeiro post completamente sozinha".

A tecnologia, em que o equipamento fica acoplado a uma cadeira de rodas, é a Kids - Kit de Inclusão Digital e Social, doada pela Ortobras.

- A Ana Paula tem agora uma fala assistida por computador e pode se comunicar por textos escritos e vocalizados por ela com os olhos e a boca. Tenho certeza de que ela vai longe e nos dará grandes lições - explica Gilson Lima, doutor em Sociologia das Ciências e responsável por coordenar o desenvolvimento do equipamento. A mãe, Marli Erpich, comemora:

- A Ana já evoluiu muito e se adaptou muito rapidamente aos programas do computador e já faz tudo sozinha.

Após a reportagem e por intervenção do deputado federal Osmar Terra (PMDB), a jovem consultou no Instituto do Cérebro da PUC, na Capital. Em exames, foi apontada uma "lesão isquêmica na ponte por obstrução da artéria basilar" - a causa é incerta, mas sabe-se que ela teve uma isquemia. Médicos que atendem a jovem no Instituto do Cérebro não quiseram comentar o caso, mas o vice-coordenador do Departamento Científico de Doenças Cérebrovasculares, Neurologia Intervencionista e Terapia Intensiva em Neurologia da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), Norberto Luiz Cabral, explica que esse tipo de lesão ocorre quando a artéria que leva sangue ao cérebro sofre um entupimento:

- O tratamento depende muito da causa. No geral, o quadro de obstrução é mais grave (do que a romboencefalite, primeiro diagnóstico, em Três de Maio). Porém, é necessário avaliar caso a caso.

O que é o Kids
O Kit de Inclusão Digital e Social (Kids) foi projetado pela Ortobras, indústria da cidade de Barão, na Serra, em parceria com o Conselho Nacional de Pesquisa do Ministério de Ciência e Tecnologia, Universidade de Santa Cruz do Sul, Universidade de Lleida na Espanha e a Escola Estadual Paulo Conego de Nadal.

- Ele é integrado por um notebook configurado para dar o máximo de autonomia na interação de telas e em diferentes recursos digitais. O mouse de cabeça pode ser utilizado clicando com os olhos ou com a boca. Também conta com um programa que facilita o aprendizado da pilotagem de tela com a cabeça.

- O notebook está integrado com a cadeira numa bandeja. Inclui baterias e conexões para dar autonomia ao uso sem fios e possui uma placa que auxilia no monitoramento da tensão e do controle da recarga das baterias.

Fonte: Jornal da Ciência.

0 comentários:

Postar um comentário

Design by | Adilmar Coelho Dantas