terça-feira, 17 de setembro de 2013

Os gestores e profissionais da área da saúde já contam, desde o mês de junho deste ano, com traduções e resumos de pesquisas científicas realizadas por professores e especialistas brasileiros em diversos segmentos. O projeto vem sendo desenvolvido pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Avaliação de Tecnologias em Saúde (IATS) com o objetivo de facilitar a transferência do conhecimento.

São mais de 40 publicações acadêmicas de diferentes nichos da saúde divulgadas em importantes periódicos internacionais em 2012 e que receberão o serviço de tradução para o português", explica o coordenador do IATS, Flávio Fuchs.

A meta é que através das traduções, os profissionais absorvam mais conhecimento e ampliem sua capacidade para lidar com tratamentos de diversas doenças, podendo assim realizar atendimentos e ações mais eficazes na prática. "O foco está em auxiliar na tomada de decisão do melhor custo benefício dentro do sistema de saúde", destaca Fuchs.

A primeira tradução divulgada no formato de resenha foi a ¿Eficácia da aferição domiciliar da pressão arterial para o controle de hipertensão arterial: resultados de um ensaio clínico randomizado ¿ estudo Monitor'.

Segundo o coordenador, com base nesse estudo, a disponibilização em larga escala de programas de Monitorização Residencial da Pressão Arterial (MRPA) tem o potencial de melhorar as taxas de controle da hipertensão arterial e assim contribuir na prevenção das doenças cardiovascular e cerebrovascular associadas.

A previsão inicial é que as resenhas sejam publicadas mensalmente no informativo digital (newsletter) do IATS. Elas também estarão disponíveis no site do Instituto (www.iats.com.br), o qual possui interação com redes sociais, como Twitter e Facebook.

"O IATS tem ações que abrangem a pesquisa, ensino e assistência em saúde de diferentes formas, tendo a área da educação como um forte pilar de ação", ressalta Fuchs. Outro exemplo deste engajamento citado foi à realização da 1ª edição do curso de Ensino à Distância (EAD) sobre ATS para gestores de saúde, que ocorreu em 2012. A 2ª edição do evento está prevista para ocorrer no segundo semestre de 2013.

INCT
O INCT IATS vem desenvolvendo sua atuação na produção de orientações e avaliações críticas de tecnologias em saúde no Brasil. Os resultados se situam na área da pesquisa científica e tecnológica, na formação de recursos humanos e na disseminação do conhecimento, de modo a atender interesses do Sistema Único de Saúde (SUS), medicina suplementar e sociedade como um todo.

Com um grupo de mais de oitenta pesquisadores, o IATS tem representatividade na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade de Brasília (UnB), Hospital do Coração (Incor), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O Instituto é coordenado pelos professores Flávio Danni Fuchs e Carisi Anne Polanczyk e sua sede está localizada no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

Fonte: CNPq.

0 comentários:

Postar um comentário

Design by | Adilmar Coelho Dantas