Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Desde 2004, o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI promove, em todo o Brasil, sempre no mês de outubro, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Promovendo assim, uma semana com o intuito mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.
O objetivo é mostrar a importância da C&T para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país. Possibilita, ainda, que a população brasileira conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.
Em 2013 o tema central da SNCT é “Ciência Saúde e Esporte”. Um tema bem oportuno, em razão dos grandes eventos esportivos que o Brasil vai sediar nos próximos anos.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Uberlândia
Em 2013 realizaremos a quinta edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Uberlândia (SNCT - Uberlândia), integrada à SNCT promovida pelo MCTI e, ano após ano podemos perceber o envolvimento maior da sociedade para promover a inclusão científica por meio da promoção de ações de popularização da ciência.
 Nesse cenário, representantes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), da Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU) e do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), compõem uma comissão que busca promover e apoiar ações de divulgação científica durante a ‘semana’.
A função central dessa comissão é o gerenciamento das atividades, apoio aos realizadores e a elaboração de estratégias de divulgação. Busca-se estimular escolas e instituições a realizarem atividades de divulgação científica, bem como reunir atividades desenvolvidas durantes a semana, em uma comunicação integrada e com maior visibilidade das ações.
Como ação integradora da SNCT 2013, organizamos dois eventos estruturadores, A Feira Ciência Viva e a Mostra Brincando e Aprendendo, para favorecer a comunicação e a participação de toda a sociedade. Além disso, organizamos um banco de palestras, oficinas e visitas técnicas, oferecidos por pesquisadores da UFU e do IFTM para grupos de estudantes da educação básica. Assim, buscamos mediar o diálogo entre a escola e o pesquisador, com o intuito de desmistificar a profissão de cientista e promovendo maior integração entre a academia e a sociedade.

0 comentários:

Postar um comentário

Design by | Adilmar Coelho Dantas